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2 de fevereiro de 2014

Transformando o Rio de Janeiro em um paraíso turístico

Imagine transformar uma cidade com temperaturas médias de 33o. C, esgoto correndo a céu aberto, enorme desigualdade social e racial num paraíso turístico? Pois foi exatamente isso que ocorreu no Rio de Janeiro. É claro o trabalho foi facilitado pela beleza da paisagem da cidade mas nem por isso foi menos árduo e custoso.

Alguns estudiosos defendem a ideia que o Rio de Janeiro só teve condições de se tornar um destino turístico com a transferência da Corte portuguesa para a cidade e absorção de hábitos europeus por parte da população. Outros sustentam que os pré-requisitos foram as transformações urbanística que a cidade passou no início do século XX.

O fato é que os primeiros guias para viajantes, no século XIX, procuravam vender o Rio de Janeiro com uma cidade com potencial para crescer - literalmente para se investir nela. Ainda não havia a preocupação de divulgar o Rio como um destino turístico.

Apenas em 1907 chega a primeira excursão de turistas, vinda de Nova York, recepcionada pelas autoridades cariocas que se preocupam em mostrar o que de melhor a cidade tinha.

Mas já em 1914 o objetivo era vender o Rio como guia turístico: o governo Hermes da Fonseca patrocina Alured Gray Bell, que lança o guia "The Beautiful Rio de Janeiro", na Inglaterra pela editora William Heinemann.

As fotos abaixo foram publicadas nesse guia  e coloco junto fotos recentes dos mesmos locais. 

Morro do Corcovado


Vista do Pão de Açucar


Rua São Clemente


Duas excelentes fontes que tratam da transformação do Rio de Janeiro em destino turístico: