Links

14 de maio de 2010

Leblon em 1900 - Ah se eu pudesse voltar no tempo

A série "Ah se eu pudesse voltar no tempo..." mostra a obra de um artista por quem tenho grande admiração, Eduardo Camões.

Eduardo Camões pinta paisagens do Rio antigo com base em pesquisas de fotos antigas. Considero seus quadros obras-primas que nos fazem ter vontade de conhecer um Rio de antigamente. Existe muito a falar do artista e da pessoa mas para quem quer conhecê-lo melhor aconselho a visita ao site do artista Eduardo Camões

O imagem abaixo é uma foto do quadro retratando o Leblon em 1900:



Você pode se informar sobre a aquisição de quadros do artista em seu próprio site.

Arpoador em 1902 - Ah se eu pudesse voltar no tempo...

A série "Ah se eu pudesse voltar no tempo..." mostra a obra de um artista por quem tenho grande admiração, Eduardo Camões.

Eduardo Camões pinta paisagens do Rio antigo com base em pesquisas de fotos antigas. Considero seus quadros obras-primas que nos fazem ter vontade de conhecer um Rio de antigamente. Existe muito a falar do artista e da pessoa mas para quem quer conhecê-lo melhor aconselho a visita ao site do artista Eduardo Camões

O imagem abaixo é uma foto do quadro retratando o Arpoador em 1902:



Você pode se informar sobre a aquisição de quadros do artista em seu próprio site.

Ipanema e Leblon em 1904 - Ah se eu pudesse voltar no tempo...

A série de postagens que se iniciam por essa é intitulada "Ah se eu pudesse voltar no tempo..." . Essa série mostra a obra de um artista por quem tenho grande admiração, Eduardo Camões.

Eduardo Camões pinta paisagens do Rio antigo com base em pesquisas de fotos antigas. Considero seus quadros obras-primas que nos fazem ter vontade de conhecer um Rio de antigamente. Existe muito a falar do artista e da pessoa mas para quem quer conhecê-lo melhor aconselho a visita ao site do artista Eduardo Camões

O imagem abaixo é uma foto do quadro retratando o Leblon e Ipanema em 1904:


Você pode se informar sobre a aquisição de quadros do artista em seu próprio site

Vida de "blogueiro" não é fácil no Brasil...

Outro dia recebi uma reclamação que minhas postagens de fotos sobre o Rio antigo andam ficando escassas...

Pois é, tive de concordar !

Ando batalhando em alguns negócios meus e meu tempo está curto. Infelizmente ainda não dá para viver de blogs no Brasil por isso não posso deixar de me dedicar as minhas outras atividades para postar aqui.

Agora, da metade de maio em diante, retomarei-as.

Deixo uma foto do que ainda é ser um blogueiro profissional do Brasil. A realidade é que ainda estamos muito distantes de blogs como Techcrunch, Gizmodo, The Huffington Post todos dos EUA.




4 de abril de 2010

Cristo Redentor, antes no morro do Corcovado havia um mirante

O Cristo Redentor, símbolo do Brasil no exterior tal como é a Estátua da LIberdade no Estados Unicos foi inaugurado em 13 de outubro de 1931.

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824, no Silvestre. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906.

Sua construção teve várias controvérias, a maior delas com a Igreja Batista. Em 22 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será a um tempo um atestado eloqüente de idolatria da igreja de Roma."

O fato é que a Igreja Católica manteve-se firme em defesa da construção do Cristo e ele foi erguido.

Originalmente em seu lugar havia um mirante. Não é a toa que muito antes da contrução dele já havia uma estrada e uma ferrovia para acesso ao morro do Corcovado. Abaixo a foto do mirante original.