Fotos, vídeos e artigos do Rio antigo mostrando a evolução histórica da cidade
30 de setembro de 2009
Os ambulantes e camelôs de ontem, parte 2 - Fotos do rio antigo
24 de setembro de 2009
Lapa em 6 tempos - Fotos do Rio antigo
Infelizmente não sei o nome de quem fez as gravuras. Já vi algumas delas expostas tais como quadros em alguns estabelecimentos. A única vez que eu vi um local vendendo-as foi em uma banca de jornal no Largo da Carioca. Por sinal, bem caras.
Ressaca quase no obelisco da Avenida Rio Branco - Fotos do Rio Antigo
Avenida Francisco Bicalho e rodoviária Novo Rio - Fotos do Rio Antigo
21 de setembro de 2009
Os ambulantes e camelôs de ontem - Fotos do rio antigo
15 de setembro de 2009
Vista Chinesa ontem e hoje - Fotos do Rio antigo
"Sabe-se que desde 1856 o Jardim Botânico estava ligado ao Alto de Boa Vista por uma estrada carroçável, aberta por influência do Barão do Bom Retiro e cuja execução e manutenção foi contratada a Thomas Cochrane. Registra a crônica da idade que, nessa obra, foram empregados trabalhadores "cules" trazidos de China (Macau) para desenvolver a lavoura do arroz , mas que, não tendo demonstrado qualquer habilidade para a agricultura, foram aproveitados na construção da estrada. Essa região apresenta uma assombrosa coincidência de presença chinesa, iniciada com a vinda dos plantadores do chá de D. João VI.
Depois do fracasso dessa lavoura, segundo Brasil Gerson, os chineses se teriam espalhado "pelas fraldas da Tijuca". Em 1844 um mapa da área registra uma edificação denominada "Casa dos Chinas", provavelmente um resquício dessa primitiva experiência. Essa "vocação" provavelmente explica por que a Prefeitura (o prefeito Pereira Passos, em 1903, com projeto do arquiteto Luis Rey, em argamassa copiando o bambu) edificou ao margem dessa estrada, anos mais tarde, um pavilhão denominado "Vista Chinesa', que ainda pode ser visitado." (texto extraído da Wikipedia)
Igrejinha de Copacabana - fotos do Rio antigo
A foto foi tirada por Marc Ferrez em 1895.
O futebol no Rio de Janeiro, Fluminense - fotos do Rio antigo
O convento da Ajuda na Cinelândia - fotos do Rio antigo
O Zeppelin no Rio de Janeiro - fotos do Rio antigo
O ferry boat e a barca da Cantareira para Niterói - fotos do Rio antigo
Para quem já foi a Porto Seguro e enfrentou as grandes filas que se formam para pegar a balsa para Arraial da Ajuda e vice-versa, tente imaginar repetir esse processo para os cerca de 110.000 veículos/ dia que passam pela ponte atualmente, num percurso na água umas 30 vezes maior...
Hoje seria inimaginável considerar a ligação Rio-Niterói sem a ponte. Amanhã, quem sabe, o mesmo poderá ser dito sobre uma ligação de trem ou metrô...
8 de setembro de 2009
Bois e vacas na praia do Pepe - Rio Antigo
6 de setembro de 2009
Barra da Tijuca - especial Rio antigo
Nessas excursões, alguns começaram a adquirir terrenos nos loteamentos que ficavam nas imediações da 1a. ponte sobre a lagoa, onde hoje conhecemos como Jardim Oceânico. O restante da Barra da Tijuca continuava um imenso deserto de pessoas. A comunicação era muito complicada entre a Barrinha e o Recreio dos Bandeirantes. O Recreio dos Bandeirante, por mais incrível que pareça hoje, já era acessível desde 1920 e por isso tinha mais construções do que o restante da Barra.
No entanto o crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro chamou a atenção para o "sertão carioca". E daí começa a história da Barra tal como a conhecemos hoje. Por volta de 1950 começam a surgir planos para a ocupação da Barra da Tijuca. Na época o Governo do estado da Guanabara encarrega o arquiteto Lúcio Costa de elaborar um plano piloto
O blog Rio antigo vai fazer uma série de postagens sobre a Barra da Tijuca, para mostrar um pouco do passado do bairro que hoje é conhecida como a "Miami carioca". Encante-se.