Links

15 de setembro de 2009

O ferry boat e a barca da Cantareira para Niterói - fotos do Rio antigo

Hoje ir à Niterói de carro é algo bastante trivial para um grande número de cariocas, bastando pegar a ponte Rio-Niterói. De preferência, em um horário em que ela não esteja engarrafada.


No entanto, nem sempre foi assim. A ponte só foi inaugurada em 1974. Existiam antes desse ano duas alternativas para se chegar a Niterói de carro: por Magé, num percurso de quase 100 km, ou então pelo ferry boat, a balsa que saia da Praça XV levando carros e caminhões.


A foto abaixo é do Ferry boat para Niterói em 1970. Já era mais "moderno". Como muitos pessoas mais idosas ainda se referem à barca para Niterói como "barca da Cantareira" segue logo abaixo uma foto dela, em 1950.

Ferry boat para Niterói em 1970
"Barca da Cantareira" em 1950 saindo da Praça XV


Para quem já foi a Porto Seguro e enfrentou as grandes filas que se formam para pegar a balsa para Arraial da Ajuda e vice-versa, tente imaginar repetir esse processo para os cerca de 110.000 veículos/ dia que passam pela ponte atualmente, num percurso na água umas 30 vezes maior...

Hoje seria inimaginável considerar a ligação Rio-Niterói sem a ponte. Amanhã, quem sabe, o mesmo poderá ser dito sobre uma ligação de trem ou metrô...

Nenhum comentário: