O Cristo Redentor, símbolo do Brasil no exterior tal como é a Estátua da LIberdade no Estados Unicos foi inaugurado em 13 de outubro de 1931.
A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.
A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824, no Silvestre. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906.
Sua construção teve várias controvérias, a maior delas com a Igreja Batista. Em 22 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será a um tempo um atestado eloqüente de idolatria da igreja de Roma."
O fato é que a Igreja Católica manteve-se firme em defesa da construção do Cristo e ele foi erguido.
Originalmente em seu lugar havia um mirante. Não é a toa que muito antes da contrução dele já havia uma estrada e uma ferrovia para acesso ao morro do Corcovado. Abaixo a foto do mirante original.
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