Links

5 de abril de 2011

O Manequinho e o Botafogo - nada a ver

Muitos torcedores do Botafogo tendem a associar a estátua do Manequinho que hoje está colocada em frente à sua sede social mais a realidade é que ela não tem nada a ver com a história do Botafogo.

Se hoje ela está em frente à sede do clube isso se deve a um falso moralismo que de vez em quando assola o Rio de Janeiro.

Nossa estátua do Manequinho também nada tem a ver com uma que existe na cidade de Bruxelas chamada "Manneken Pis". A dessa cidade tem cerca de 20 cm e direciona a urina com a mão esquerda. A brasileira tem quase um metro e as duas mãos estão livres…

Essa é a cara que fica o botafoguense quando descobre que o Manequinho não tem nada a ver com o Botafogo - Estátua do Manneken Pis em BruxelasA única coisa em com um entre ambas talvez seja o costume de vestí-los com uniformes, roupas de época, camisas de time de futebol, etc.

 

A origem do Manequinho brasileiro - 1911

Observando a filha de um amigo tentando aprender a andar em um jardim, Belmiro de Almeida, notou a desproporção do tronco em relação as pernas comum em crianças que ainda estão aprendendo a andar.

Belmiro de Almeida resolveu então fazer uma estátua usando as proporções da filha do seu amigo.

A fundição em bronze foi feita em Paris em 1911.

Em 1912 a estátua foi inaugurada  na Avenida Rio Branco. A inauguração contou com a presença do Presidente da República da época, Hermes da Fonseca.

Manequinho em sua localização original, na Avenida Rio Branco, na atual Cinelândia

O Manequinho e o Botafogo - resultado do falso moralismo

Num manifestação do moralismo (falso) que de vez em quando assola o Rio de Janeiro, a estátua foi considerada indecente e por isso primeiro foi para um depósito municipal e depois, em 1927, transferida para um bairro ainda "remoto", Botafogo, próximo a praia, onde está até hoje.

Só que não é a estátua original: ela foi furtada em 1990 e substituída por uma réplica em 1993.

O Manequinho em seu local atual, em frente à sede do Botafogo.

Se você não considera a sede do Botafogo perto a praia, não esqueça que aquela área foi bastante aterrada. Ela era muito mais próxima antigamente.

Com o tempo e a proximidade do Botafogo, os torcedores de outros clubes do Rio acabaram associando um com o outro e como forma de provocar os alvi-negros, sempre que seu time ganha um campeonato ou um clássico, costumam vestir a camisa do Manequinho com a camisa do time

3 comentários:

Duarte Fernandes Pinto disse...

Que blog fantástico para quem ama a fotografia!!! Parabéns!!!
Visitem também este blog português relacionado com a aviação e a Fotografia Aérea de Portugal:
A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal
Aceito Parcerias e Intecambios de Links
Obrigado

DataFogo disse...

Meu nobre, leia a notícia abaixo, e verá que o Manequinho TEM TUDO A VER com o Glorioso Botafogo:

Jornal do Brasil, 3ª feira, 24 de dezembro de 1957, 2º caderno, pág. 1

“Manequinho” não aderiu; já era

“Manequinho”, versão brasileira do “Manekin Piss” (sic), da Bélgica, vestiu ontem a camisa do Botafogo. Não foi uma adesão de última hora, como muitas que aconteceram de domingo para cá. Tradicionalmente, o boneco do Mourisco, na praia de Botafogo, é vestido com a camisa alvinegra, nos dias das grandes vitórias botafoguenses. O costume foi lançado pelos remadores do antigo Clube de Regatas Botafogo e quando houve a fusão, os torcedores do atual Botafogo de Futebol e Regatas encamparam o hábito. Desde 1948 que (sofrendo é verdade) Manequinho não vestia uma camisa. Domingo, com o título de campeão, o boneco foi encamisado. Merecidamente, por sinal.

Saudações Botafoguenses Campeãs!

Anônimo disse...

Como era linda a nossa cidade!