Links

29 de dezembro de 2009

A origem do Arco do Leme - foto do Rio antigo

Quem hoje sai do shopping Rio Sul com destino a Zona Sul costuma passar pela Ladeira do Leme e pelos arcos do Leme. Vai perceber que são antigos e talvez tenha a curiosidade de saber porque foram feitos no alto de um morro.

Originalmente eles faziam parte do atual forte Duque de Caxias, construído entre 1776 e 1779, por ordem do Vice-Rei, Marquês do Lavradio. Na época era conhecido como Forte do Vigia tinha a missão de alertar as demais fortificações da aproximação de embarcações inimigas e de possíveis tentativas de desembarque em Copacabana, que era isolda do restante da cidade por morros de difícil transposição (ver post sobre túnel velho).

Sua linha de defesa  terminava com um portão de pedra até hoje existente na Ladeira do Leme, agora conhecido como Arco do Leme.

Uma curiosidade sobre o forte Duque de Caxias (antigamente forte do Vigia) é que Tiradentes (Alferes Joaquim José da Silva Xavier) ali serviu em 1789, como integrante da Cia. de Dragões de Minas, que então guarnecia a fortificação.



2 comentários:

Adinalzir disse...

Parece que a cidade de S. Sebastião era muito bem guardada... O que tem de fortes, postos de observação e baterias pela cidade do Rio.

Depois da invasão francesa, acho que os portugueses ficaram com as barbas de molho... E aí, a solução foi construir forte para tudo quanto é lado. :-)

Anônimo disse...

Invasao francesa foi 200 anos antes e nao havia povoamento nenhum no rio de janeiro ainda. Na epoca da origem desses fortes, o contexto nao era mais de colonizacao, e sim de roubo das mercadorias escoadas pelo rio de janeiro..no caso o ouro. Porem, pelo visto, foram cosntruidas um pouco tarde, pois os franceses pintaram e bordaram ainda em 1710 e 1711.